
Europa
Portugal






-
Cataplana, é sem duvida um dos pratos mais típicos do Sul de Portugal, Algarve. Os ingredientes principais deste prato são ameijoas, presunto, tamboril, alho, cebola e azeite, cozinhados numa cataplana (panela de cobre com tampa fixa, que vai reter o sabor dos alimentos).
-
Cozido à Portuguesa é um prato composto por carnes, enchidos, couves e vegetais cozidos. Pode parecer simples, mas não é. O cozido à portuguesa é o resultado de séculos de aperfeiçoamento, com contributos das diferentes regiões do país e, até, ao nível das famílias.
-
A Francesinha é um dos símbolos da cidade do Porto, Norte de Portugal. Este prato é na verdade uma sanduíche feita com pão de forma, recheado de linguíça, bife grelhado, salsicha fresca, fiambre, e queijo (posteriormente derretido). Vem guarnecida com um molho especial à base de tomate, cerveja e piri-piri (molho de pimenta) – a batata frita e o ovo estrelado no topo da Francesinha, é opcional.
-
O Arroz de Cabidela é um dos pratos mais antigos da culinária portuguesa. É feito com Galinha do campo, e sangue da mesma avinagrado. Pode parecer bizarro mas cozinhar com sangue é uma das tradições mais antigas de vários povos no continente europeu.
Alemanha
-
Wurst, impossível falar na Alemanha sem mencionar o Wurst. Na verdade, esse é um termo genérico para se referir às salsichas alemãs. Dependendo do método de fabricação, o Wurst pode se parecer mais com uma linguiça, uma salsicha ou um patê. Os tipos mais consumidos em país alemão variam de acordo com a região.
-
Eisbein, é uma comida típica alemã que costuma causar certo estranhamento aos estrangeiros, pois, é o joelho de porco cozido, um prato muito tradicional da Alemanha. Este prato, normalmente, é preparado com especiarias e servido com batatas e chucrute.
-
Bratkartoffeln, é um prato típico alemão em que a sua essência é a batata. Bratkartoffeln é simplesmente um cozido feito com batatas e especiarias como cebolas, bacon, alho e sal.
Itália
-
Carpaccio foi um prato criado na cidade de Veneza. A história diz que foi feito a pedido de uma cliente, que só poderia comer carne crua de acordo com seu médico. Pelo tom que ficou, acharam bem parecido com as obras do pintor Vittore Carpaccio, daí a origem do nome.
-
E depois, os mais variadíssimos tipos de massas e de pizzas que já são conhecidas e conhecidas por terras italianas há imenso tempo.
-
A bruschetta é um conhecido aperitivo já é bem antigo. A receita original leva somente torrada, alho, pimenta, azeite e sal. Mas há muitas variações em cima dela, a mais conhecida leva tomate e manjericão, além dos ingredientes já citados.




