
Ásia
Tailândia


-
Pad Thai é um prato tradicional tailandês. Foi o prato que me deu a conhecer a gastronomia Tailandesa. Tratam-se de noodles misturadas num wok bem quente com rebentos de soja, camarão, ovo e cebola, temperados com molho de soja, açúcar, malagueta. No final, já no prato, é colocada uma cobertura de amendoins picados.
-
Khao Pad, ao contrário da maioria dos pratos tailandeses, não é picante. É extremamente simples, leva arroz, ovo, cebola e algumas ervas. Pode ser acompanhado de galinha, vaca ou camarão e existe em todos os restaurantes na Tailândia.
-
Gaeng Keow Wan Kai é um prato que como base tem uma mistura leite de coco com uma pasta de caril verde e para topping, pedaços de galinha, mini-beringelas, bambu, folhas de manjericão e coentros.

Sri Lanka

-
Kukul Mas Curry, é um Caril de Galinha que, normalmente, acompanha muitas das refeições e consegue ser particularmente picante (pelo menos para paladares menos habituados).
-
Kottu ou Kottu Roti é sem dúvida um dos mais populares pratos típicos do Sri Lanka e existe na variedade vegetariana, de ovo, com carne de galinha, vaca ou cabra. Consiste numa mistura de vegetais com pedaços de roti (uma espécie de pão achatado) que são cortados e picados com duas lâminas de metal afiadas que produzem um dos sons mais típicos do Sri Lanka.
-
Parippu, é o Caril de Lentilhas é um prato que acompanha frequentemente as refeições no Sri Lanka: pequeno-almoço, almoço e jantar. É igualmente picante, como qualquer prato de caril, mas um pouco menos que o de galinha.


Vietname

-
Bún Cha é um prato muito simples. A base é a famosa massa de arroz chamada vermicelli (em vietnamita: Bún). Por cima é normalmente colocada carne de vaca grelhada, pequenos crepes com carne de porco, amendoins, rebentos de feijão e hortelã. A acompanhar o famoso molho Nuoc Cham com o seu sabor agridoce feito de caldo de peixe, sumo de lima, açúcar, alho, malaguetas e por vezes cenoura ralada ou erva-príncipe.
-
Goi Cuon ou Nem Cuon é um dos pratos típicos do Vietname mais saudável. Basicamente consiste num crepe de arroz extremamente fino (chega a ser translúcido), recheado de vários tipos de verduras como cenoura, alface e várias ervas frescas e um ingrediente à escolha entre porco, camarão, tofu, peixe, entre outros. É normalmente acompanhado por um molho de amendoim. É muito versátil de se fazer e come-se frio.
-
Pho é, claramente, um dos mais famosos pratos típicos do Vietname. Na verdade a palavra “Pho” refere-se aos noodles de arroz, mas o termo acabou por ser aplicado de forma geral à sopa de noodles com carne de vaca ou galinha, rebentos de feijão, raspas de lima e ervas frescas, servida por todo o país. A sopa pode depois ser temperada por ti ao teu gosto com picante e/ou molho de peixe.

