
América
Cuba

-
Ajiaco, esta é uma das comidas típicas de Cuba e está também presente noutros países latinos, como por exemplo na Colômbia. É um prato feito à base de sopa de batatas nativas do próprio país, frango, milho e Guasca, elemento que diferencia o sabor, uma erva comum e muito usada na culinária de Cuba. Geralmente vem também acompanhado com creme de leite, alcaparras e abacates.

-
Tamales- Para a confeção deste prato, mistura-se frango e milho, ambos bem triturados, juntando-se também vários temperos locais, principalmente pimenta, o que diferencia o sabor do prato de sítio para sitio. É uma comida vendida por todo o país e é também comum noutros países da América Central.
-
Arroz con pollo- O arroz com frango é um dos pratos mais consumidos em Cuba e costuma ser uma comida bastante apimentada. O arroz é cozido com achiote para dar a coloração amarela. Geralmente o prato também é servido com ervilhas e o frango, o componente principal da refeição, é servido cozido e misturado ao arroz.

Estados Unidos

-
Hamburguer- O hambúrger deve a sua popularidade às características da sociedade que o acolheu e ao facto de ser um alimento rápido, prático e barato. Esta comida descobriu a América após ter sido trazido pelos imigrantes alemães embarcados no porto de Hamburgo, razão pela qual o seu primeiro nome foi hamburg steak. A partir dos Estados Unidos, o hambúrguer conquistou o mundo. É impossível saber quantos hambúrgueres são consumidos todos os dias no planeta, mas a rede McDonald’s calculou os que saem de suas cozinhas. O resultado é assombroso: 145 por segundo.
-
Mac n’ Cheese- O famoso macarrão com queijos dos EUA teve o seu auge em 1930, durante a Grande Depressão, já que era uma comida simples, barata e deliciosa. Qualquer restaurante que sirva massas nos Estados Unidos, apresenta sempre como opção este prato. Hoje em dia é possível ser encontrado até em supermercados por preços acessíveis para quem gosta de “Comfort food”.

-
Apple pie- A tarte de maçã, conhecida por todo o mundo, é um dos símbolos da doçaria americana mais importante e conhecido e é considerada um símbolo de prosperidade americana e orgulho nacional. Especialmente no estado de Delaware, esta tarte tornou-se um alimento comum e um verdadeiro sucesso, sendo confecionadas durante todo o ano. Diz-se, então, que “Pisar os Estados Unidos e não saborear essa iguaria é quase como não visitar o país”.

República Dominicana

-
Habichuelas con Dulce, descrito como “estranho mas saboroso”. Este prato é um pouco diferente, talvez até estranho mas muito consumido nas festas de fim de ano, porque se mistura açúcar com o feijão vermelho, algumas uvas passas e canela, formando-se assim o feijão doce. No final, juntam-se uns biscoitos no prato e pode-se comer frio ou quente.

-
O Pastel en hoja é comparado a uma comida brasileira chamada pamonha goiana, com a diferença de que a massa do pastel en hoja é feita à base de milho e, normalmente, enrolada em folhas de bananeiras. Este prato tem variadas versões, podendo ser feito com frango, vegetais, queijo e muitas outras coisas. Depende tudo do gosto de cada um!
-
O dulce de leche, ou seja, doce de leite. é feito à base de leite e açúcar e costuma ser comido juntamente com bolachas, torradas, gelados e até é utilizado como recheio de churros. Na Casa del Dulce, na Zona Colonial, é possível encontrar todo o tipo de doce local, incluído o tradicional Dulce de leche em várias versões, tais como: recheado de laranja, goiabada, frutas secas e muitas mais.
