
África
Egito

-
Molokheya- Este prato, consumido desde o tempo dos faraós, é preparado a partir de folhas de juta trituradas e é cozido num caldo de carne. No fim, torna-se num caldo verde espesso, servido sempre acompanhado de arroz e carne, principalmente frango.

-
Bouri Mashui Singari, isto é, peixe á moda de Alexandria, foi originado devido ao facto de o Egito ser um país mediterrâneo e, por isso, a oferta de peixes e frutos do mar é ampla, o que proporciona ao país uma deliciosa gastronomia. Este prato, oriundo da cidade de Alexandria, apresentada na imagem, é constituído por peixe, preparado no forno, arroz, tahine, salada e cebolas ou molho de tomate.
-
Foul e falafel – Como café da manhã, é servido o Foul (representado na imagem de cima), que é uma pasta de feijão feita com alho, tomate e limão, servido dentro do pão árabe. Juntamente com esta pasta, é fornecido também o Falafel (representado na imagem debaixo), um bolinho de favas e vegetais fritos, com bastante cominho e pimenta, servido em forma de sanduíche.


Angola

-
Um dos pratos mais tradicionais de Angola é a muamba de galinha que consiste numa espécie de galinhada em que são cortados pedaços de galinha com um molho que combina uma série de ingredientes como óleo de dendê, quiabo, alho e abóbora.

-
Calulu- Esse prato é considerado um dos mais saborosos de Angola, mas é também apreciado em São Tomé e Príncipe, e pode ser feito com peixe ou com carne seca. Para completar o prato são adicionados vegetais, tal como quiabo e abobrinha.
-
O funge é um acompanhamento comum na cozinha na cozinha de Angola que tem como base farinha de milho ou de mandioca, sendo tradicionalmente servido com pratos que tenham molho.

África do Sul

-
A Cape Malay Food é típica da região da Cidade do Cabo, na África do Sul, sendo uma junção entre culinária da Malásia e Indonésia com a africana. Esta comida está repleta de sabores fortes e aromáticos, juntamente com uma grande lista de ingredientes, alguns asiáticos, africanos e europeus. O resultado são pratos com sabores fortes, repletos de temperos e especiarias. Um dos mais famosos é o Bobotie, um tipo de bolo de carne assado, considerado praticamente o prato nacional da África do Sul.
-
Chakalaka e Pap- Estes dois componentes são a base da comida típica da África do Sul e, por isso, são servidos em praticamente todos os pratos com carne de caça: a Chakalaka é um tipo de molho com pedaços de vegetais, bem apimentado e o Pap um tipo de polenta local feita com farinha de milho.

-
O Malva Pudding é uma espécie de bolo feito com geleia de damasco e açúcar mascavo, ingredientes que tornam a massa mais escura. Este bolo é uma das sobremesas mais comuns nos restaurantes da África do Sul e é geralmente servido quente, com sorvete ou com creme de baunilha.
